segunda-feira

A minha S.Silvestre do Porto 2012

 
Quando ontem, domingo, acordei e vi que a chuva e o vento estavam de volta fiquei ainda com menos vontade de mais à tarde ir correr a S.Silvestre do Porto. Após duas semanas em que treinei pouco e mal, assolado por uma gripe e uma tosse que tardavam a desaparecer, no sábado de manhã, decidi ir fazer um treino para testar a forma – na semana passada tinha feito apenas um treino na 3ª de 8km de tapete num hotel e andei a adiar o treino seguinte de 4ª para 5ª e depois para 6ª – andei com o saco do equipamento atrás de mim e não fiz nenhum – não por falta de tempo, mas por falta de vontade. Voltando a sábado de manhã, e com sentimento de remorsos lá me fiz à estrada…fiz 8km, com subidas lentas, 1 rampa, e no fim 2km a menos de 4,20min/km para testar a “rapidez”….média 4,59min/km num treino que me custou muito e teve o efeito contrário que procurava que era ganhar confiança para domingo.
O dia de domingo ia passando e o tempo piorava – passei a manhã no escritório a arrumar alguns assuntos pendentes, para entrar de férias descansado. Almoço de domingo é sempre em casa dos meus pais e este não fugiu à regra…..sempre com os meus queridos paizinhos a dizer-me para eu ter juízo e não ir correr pois podia recair….depois voltei a casa e comecei a preparar o equipamento…decidi levar as sapatilhas “velhas” para não sujeitar as novas à intempérie que nos esperava. Estava decidido a fazer apenas um bom treino.
Eram 16.15h e estava eu a chegar ao ponto de encontro com o resto do pessoal (Gil, Bruno Pinho, Bruno Maia, Zé Alexandre e Badolas) em Fiães - por incrível que pareça o tempo estava a abrir um pouco – tinha parado de chover e o vento estava a acalmar – será que São Pedro iria ajudar? Tomamos café e zarpamos em direcção ao Porto – estacionamos e fomos ter com o resto da equipa do CAL à Avenida dos Aliados – estavam inscritos 15 atletas para a corrida e mais alguns caminhantes, embora um ou outro não tenha comparecido à última da hora. Não havia muito tempo a perder, colocamos os dorsais, tiramos as fotos da praxe e seguimos para o aquecimento – como sempre o grupo divide-se nestas alturas – fiz o meu aquecimento com o Gil (colega da Cinca, que ainda não pertence ao CAL) – o Gil é um ex-atleta que no seu tempo de federado corria 400 e 800m – esteve parado uns anos valentes e voltou a apanhar o “bichinho” da corrida há poucos meses – entretanto já fez duas meias maratonas e anda a treinar no duro. Já tinha lido que este ano a S.Silvestre do Porto voltava a bater recordes de participação – seriam 6.000 atletas para os 10km e 4.000 caminhantes – e supostamente foram recusadas mais 3.000 inscrições. A moldura humana na Avenida dos Aliados era impressionante e São Pedro estava mesmo a ajudar à festa….nada de chuva, nada de vento e temperatura muito agradável (ca.14ºC).


 



Chegamos à Zona de Partida poucos minutos antes das 18h (hora prevista para o inicio da corrida) – este ano a organização decidiu (e bem na minha opinião) dividir os atletas por tempos para melhorar a fluência da prova…..nós ficamos todos na zona D (a última) pq não indicamos os tempos na altura da inscrição – como chegamos tarde (como sempre) ficamos bem lá atrás. O tiro de partida este ano foi dado com uma espécie de “canhão” (acho eu, pelo estrondo que foi), acompanhado de um pequeno fogo preso – bonito. Demorei quase 4 minutos a passar a linha de Partida, e como sempre o início é muito lento….a descer a Avenida dos Aliados e até ao início da subida na Rua Sá da Bandeira o ritmo andou muito perto dos 7min/km, depois com a subida até ao Marquês (são 2km) começa o pelotão a esticar um pouco…nesta altura ia atrás do Gil mas cedo deixei de o tentar acompanhar – sentia-me um pouco cansado já, e não queria exagerar na subida…fui num ritmo certinho e controlado, sempre a ultrapassar gente….lá em cima, viragem para a rua da Constituição o terreno ficou plano, sentia-me bem e aumentei o ritmo….o “problema” eram a quantidade de atletas que enchiam as ruas estreitas do Porto, o que me obrigava andar aos zigue-zagues, a travagens e acelerações constantes…mas ia muito bem…pelo meu feeling, se mantivesse o ritmo iria fazer um tempo a rondar os 48 minutos…lembro-me de passar o check-point dos 5kms e nem olhar para o relógio, ia descontraído (normalmente passo a vida a olhar para o relógio para ir controlando o tempo e o ritmo), não sabia ao certo a quantas ia nem estava muito interessado nisso, embora levasse a informação no pulso. Pouco antes da Rotunda da Boavista há uma espécie de “retorno”, para voltar para o centro do Porto, embora por caminhos diferentes. Os kms iam passando e eu sempre muito bem, aproveitava as descidas para acelerar o ritmo…sempre a ultrapassar, de trás para a frente….pouco depois, entre km 7 e 8 entramos no túnel de Ceuta que estava autenticamente a “bombar” com música para “abanar o capacete”…..embora não seja o meu estilo musical preferido, considero esta ideia da organização fantástica, conseguiram com isso animar o pessoal de tal forma que até se ganharam novas forças para enfrentar os últimos kms que são durinhos….eu continuava bem, e mesmo a saída do túnel, uma bela rampa de uns 200metros foi feita sem grandes dificuldades (foi aqui que eu quebrei no ano passado), e com a ligeira descida que volta a entrar na Avenida dos Aliados voltei a ganhar folego…. foi apenas nesta altura que eu olhei para o meu cronómetro…tinha acabado de entrar nos 39min de corrida e vi que poderia chegar à meta nos 45min….mais uma voltinha por Sá da Bandeira, subir a Avenida dos Aliados, Trindade, dar a a volta à Camara do Porto e acabar em sprint a descer até à meta……o meu cronómetro marcava 44min37segundos….fantástico, nunca pensei conseguir este tempo nas condições em que estava, mas estava feito. Melhor ainda, é que as pernas aguentariam ainda mais alguns kms…estava incrivelmente bem para quem 1 hora antes estava quase de “rastos” apenas com um leve aquecimento. Analisando os dados do meu relógio, reparei que marcava pouco mais de 9km e uma média de 4,52min/km, situação que ainda me deixou mais satisfeito, mas a este assunto volto mais à frente.
Não deu para perder muito tempo, foi receber a medalha e ir para o ponto de encontro com o restante pessoal….tiramos uma foto final e voltamos para casa.   

A malta do CAL esteve em grande como sempre, com o Nuno Silva à cabeça e o meu primo Miguel Barbosa a seguir (embora desta vez um pouco aquém das suas potencialidades):
 
Dorsal
Nome
Tempo oficial
Tempo net
Classif. Geral 
8437
Nuno Silva
39:17
37:50
214
8436
Miguel Barbosa
44:15
41:45
672
8429
Francisco Costa
47:36
46:27
1209
8434
Lucidio Dias
47:45
47:05
1233
8427
Carlos Cardoso
48:23
44:37
1353
8431
Jose Coelho
50:05
47:45
1674
8438
Pedro Lino
53:18
50:58
2293
8435
Luis Conceição
54:01
51:31
2432
8426
Bruno Pinho
55:35
51:50
2766
8432
Jose Moreira
55:36
51:50
2770
9670
Ernesto Carvalho
59:12
56:37
3417

Destaque ainda para a participação de 3 amigos meus que não fazendo parte do CAL, tb participaram, todos eles com excelentes resultados:
 
Dorsal Nome Tempo oficial Tempo net Classif. Geral 
1059 Gilberto Correia 46:35 42:50 1045
9738 Bruno Maia 54:24 50:39 2510
8591 Marco Santos 56:26 53:26 2925
O Gil não me espantou, pois anda a treinar bem e correr já lhe está no sangue. O Bruno gosta é de correr atrás de uma bola de futebol, e embora jogue futebol umas 3 vezes por semana, não costuma treinar corrida…por isso é de admirar os tempos que consegue fazer. Quanto ao Marco, as únicas corridas que costuma dar, é a meio da noite, quando está frio, da cama até à casa de banho e de volta à cama, ou então atrás de uma bola mas de Berlim com creme :D…com meia dúzia de treinos de 4 e 5kms, chegou ali, numa prova que é dura e logo na estreia faz 53min aos 10km? Muito bom mesmo. Parabéns. Esperemos que seja a primeira de muitas. E qualquer um de vocês será bem-vindo ao CAL (o Papakilometros tem a honra de dar a conhecer em primeira mão a contratação do Gil para o CAL – em 2013 seremos assim mais fortes).
Foi a minha 3ª S.Silvestre do Porto, e de ano para ano a organização melhora (o que não é nada fácil). Além de uma maior adesão de atletas, da partida por tempos (só falta introduzir a partida de 2 em 2 minutos e fica perfeito em minha opinião) houve pequenos pormenores que fazem a diferença como a camisola técnica oferecida com reflectores que nesta altura de inverno faz muito jeito, a medalha que em minha opinião é muito bonita e alguns pormenores durante a corrida como a música do túnel de Ceuta. Mais uma vez parabéns à Organização, que já prometeu uma prova inesquecível para 2013, para festejar a 20ª edição da S.Silvestre do Porto – lá estaremos para confirmar.
 
Lembram-se de eu ter ficado contente pelo facto de o meu relógio indicar apenas 9km nesta corrida? Pois é, andava um pouco desanimado por andar sem “ritmo” e não conseguir fazer treinos de series como fazia há umas semanas atrás. Acontece que não tinha dado conta que o relógio estava descalibrado, e que andava a fazer as series a velocidades muito superiores às que pretendia fazer e que estão ao meu alcance. Resultado, em vez de 8 series só conseguia fazer 4 e ficava de rastos. Hoje já resolvi o problema, fui para a passadeira calibrar o bicho.
A S.Silvestre deste ano, embora não tenha sido a minha melhor a nível de tempo final, fez com que a minha motivação voltasse em alta – era o que eu precisava para saber que estou em condições de atacar o meu próximo objectivo que é baixar 1h35min na Meia de Viana – os treinos específicos para isso começam já amanhã.
Esta foi também a última prova em 2012, ano que me correu particularmente bem – uma espécie de retrospectiva do ano a nível das minhas correrias será feita dentro de alguns dias.

16 comentários:

  1. Parabéns pela bela prova e relato e afinal o S.Pedro deu a volta ao tempo! :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, São Pedro é amigo dos corredores (ás vezes)!!!
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Boa prova e boa descriçao :) eu tambem por lá andei.. e acho que deviam ser 20 mil a correr com a partida separada por 3 min :)
    Fiz menos uns segundos do que tu ( posso tratar por tu?) 44:25 :)
    Este ano ainda vou fazer a S.Silvestre de Vila do Conde ( acho que tambem devias ir lool deve ser plana )
    E depois a Meia Manuela Machado.. e depois começo a termino a estrada e viva o trail..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nainho, claro que me podes tratar por tu. Parabéns pela tua prova e agradeço o convite para Vila do Conde, mas este ano fechei para férias no que diz respeito a provas. Agora vou dar no duro para a Meia de Viana.....para o ano tb vou começar a fazer uns trails, já em Fevereiro vou a Viana ao Trail de St.Luzia...o meu grande objectivo no próximo ano é fazer uma Ultra - em principio a da Geira Romana. Pode ser que a gente se veja por aí.
      Já agora, o que se passa com o teu blogue....está parado, quietinho....já sei, não tens tempo pq passas a vida a treinar :D...Chegas-te a cumprir o objectivo das 3h30min na Maratona do Porto?
      Aquele abraço e boa S.Silvestre em Vila do Conde.

      Excluir
    2. Eu alguns dias depois de iniciar o blog lesionei-me..
      2 meses de molho com sindrome da banda iliotibial :)

      Não fiz a maratona do porto, apenas a family race a maratona fica para 2013... Vou provavelmente fazer primeiro uma maratona em montanha do que na estrada, é um prazer completamente diferente correr um trail..

      Falando por mim foram 10km em sofrimento na São Silvestre do Porto.

      Talvez nos encontremos em viana , ou na meia ou no trail.., e o trail de valongo?:) ( mandei pedido de amizade no fb, Direito Grenha )

      Excluir
    3. Trail de Valongo não...tem que ser com calma, umas coisas de cada vez.

      Excluir
  3. Parabéns Carlos, bela prova! E a falta de "calibragem" até acabou por mostrar que consegues correr acima do que pensavas.

    Boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, ptenho que arranjar um "Mr.G" para evitar estes problemas de futuro. Já vi que tás melhorzinha pois voltaste a correr - só vi que tens um post no teu blogue, ainda não li, mas prometo que mais logo leio com atenção. É que agora vou correr!!!

      Excluir
  4. Parabéns Carlos , gostei da descrição ao pormenor .Eu também por lá andei comecei muito lento pois gosto pouco de subir cheguei ao marquês com 12 minutos depois mandei me e ainda acabei com 48:23.Já lá tenho 42 minutos em anos anteriores mas agora já não tenho a mesma motivação para sofrer....gosto de ir sempre a falar e descontraído. Um abraço e bons treinos.
    http://amaranterunningteam.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Olá Joaquim, obrigado. Já tinha visto pelos teus posts que andas-te por lá tb. Quanto aos tempos, tb já fiz melhor, mas isso não importa assim tanto (importa sempre um bocadinho), o que interessa é que estivemos lá, fizemos algo que adoramos e chegamos ao fim sem problemas. Abraço e bons treinos. Vais a Viana?

    ResponderExcluir
  6. Uma grandiosa prova !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivana, mas tb não é preciso exagerar :D

      Excluir
  7. Vivam os relógios descalibrados! :)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela prova.
    E ainda bem que estás outra vez bem motivado.
    Força para a próxima Meia.
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Beijinhos e boas Corridas para ti tb.

      Excluir